Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

sábado, agosto 12, 2006

S

Sensoriamento Remoto: É uma técnica de obtenção de informações sobre um objeto, uma área ou fenômeno no Planeta Terra, sem que haja contato físico, atualmente essas informações são obtidas sensores em satélites que geram imagens.


Serra: É uma montanha prolongada, cujo cume tem muitos acidentes.



Sistema Solar: É constituído pelo Sol e um imenso grupo de corpos que o rodeia, em que se destacam os planetas, mas existem outros pequenos corpos tais como os planetas menores (asteróides e transneptunianos), cometas, os satélites naturais dos planetas até pequenos meteoros.


Solo: É a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais (formados por intemperismo da rocha subjacente, a rocha-mãe) e de húmus (matéria orgânica decomposta por ação de organismos do solo).

Solstício: É o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 ou 22 de dezembro e em 21 ou 22 de junho. A data varia devido aos anos bissextos, que ocila entre o calendário das estações em um dia.