Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

sábado, agosto 12, 2006

R

Recife: É uma formação rochosa submersa logo abaixo da superfície de águas oceânicas, normalmente próximas à costa e em áreas de pouca profundidade. São ecossistemas marinhos de grande biodiversidade que se desenvolvem em águas tropicais, atraindo a atenção de oceanógrafos e biólogos, além dos aficionados pelo mergulho.Por se desenvolverem próximos à superfície da água dos oceanos, os recifes representam um grande perigo para a navegação, tendo sido a causa de diversos naufrágios.



Relevo: É definido como as formas da superfície do planeta. Ele é resultado da ação de agentes internos (endógenos): vulcanismo e tectonismo; e agentes externos (exógenos): intemperismo e a antropicidade (o fator humano), ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas e é resultado da ação de forças endógenas, ou exógenas.


Restinga: Terreno de litoral arenoso e salino, onde vegetam plantas herbáceas e arbustivas características desses lugares.