Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

domingo, agosto 13, 2006

P

Placas Tectônicas: São porções de litosfera limitada por zonas de convergência. Atualmente, a Terra tem sete placas tectônicas principais e muitas mais sub-placas de menores dimensões.


Planície: É uma grande área geográfica com pouca ou nenhuma variação de altitude como um deserto ou um pântano. Planícies são superfícies que apresentam pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam os de desgaste. Uma planície é sempre sedimentar, são áreas planas e baixas.

Plataforma Continental: É a porção dos fundos marinhos que começa na linha de costa e desce com um declive suave até ao talude continental (onde o declive é muito mais pronunciado). Em média, a plataforma continental desce até uma profundidade de 200 metros.



Península: É uma formação geográfica consistindo de uma extensão de terra de uma região maior que é cercada de água por quase todos os lados, com exceção do pedaço de terra que a liga com a região maior, chamado istmo.



Periélio: É o ponto de menor afastamento da Terra em seu movimento de translação ao redor do sol, que tem lugar em janeiro.


Petróleo: É combustível líquido natural, composto quase exclusivamente de hidrocarbonetos e que se encontra preenchendo os poros de rochas sedimentares e que forma depósitos de grande extensão.

Planalto: É a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.É convencionado designar de planalto apenas a formações com altitudes maiores que 300 metros.