Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

domingo, agosto 13, 2006

M

Mapa: É uma das formas gráficas mais antigas de comunicação. Nele os elementos que compõe a paisagem geográfica são representados por pontos, linhas, texturas, cores e textos, ou seja, são usados signos, símbolos próprios da cartografia. Por mais detalhado que seja, um mapa sempre será uma representação parcial da realidade. Seu objetivo fundamental é o de permitir o registro e a localização dos elementos da paisagem e nossa orientação no espaço geográfico.

Exemplo de um mapa

Montanha: É um acidente geográfico. A uma seqüência de montanhas chama-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude bastante superior a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação. Assim, cada autoridade no assunto assume valores convenientes, embora a montanha seja tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos.



Morro: É um acidente geográfico. Monte pouco elevado sinonimo de colina e outeiro. Pequena elevação de terra.