Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

domingo, agosto 13, 2006

L

Laterização: É o processo característico das regiões intertropicais dos climas quentes e úmidos, acarretando a remoção da sílica e o enriquecimento dos solos e rochas em ferro. Quando este processo se completa, temos solos transformados em lateritas (rochas).

Latitude: É a coordenada geográfica definida na esfera, no elipsóide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência.


Litosfera: É a parte externa do planeta Terra, composta por material rochoso e rígido. A litosfera é formada pela crosta terrestre (crosta continental e crosta oceânica) e pela parte superior e rígida do manto. A espessura da litosfera é variável, sendo mais fina sobre os oceanos e mais espessa sobre os continentes. Sua idade, da mesma forma é mais recente sob os oceanos e mais antigas sob os continentes.Por ser a esfera rígida do planeta a litosfera é o local onde ocorrem as rupturas capazes de provocar os terremotos.A litosfera é dividida espacialmente em placas tectônicas, que se movimentam sobre a astenosfera.

Lixiviação: É o processo que ocorre no solo quando íons (nutriente vegetal ou não) são levados ao lençol freático pelo movimento descendente da água da superfície (chuva ou irrigação ao longo das camadas do perfil do solo).

Longitude: É um termo usado na geografia e cartografia. No globo terrestre, é, por convenção, a distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até ao Meridiano de Greenwich com relação ao centro da terra. São as linhas verticais de localização topogeográficas.