Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

domingo, agosto 13, 2006

I

Intemperismo: É o processo pelo qual as rochas da superfície terrestre são alteradas ou levadas a se desintegrar pela ação do vento, da água, do clima, ou ainda, por reações químicas ou biológicas

INTEMPERISMO MECÂNICO é a forma mais comum de intemperismo, sendo causada pela aplicação de várias forças físicas, que causam a desintegração de rochas em pedaços menores. A característica principal deste tipo de intemperismo, é que nenhum dos componentes da rocha é decomposto quimicamente, não havendo decomposição.
INTEMPERISMO QUÍMICO ocorre quando estratos geológicos são expostos a águas correntes com compostos que reagem com os componentes minerais das rochas e alteram significativamente sua constituição. Esse fenômeno é o intemperismo químico, que provoca o acréscimo de hidrogênio, oxigênio ou carbono e oxigênio em minerais que antes não continham nenhum desses elementos. Este tipo de intemperismo é mais comum em climas tropicais úmidos.
INTEMPERISMO BIOLÓGICO é caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas que crescem em sua superfície.


Plantas podem provocar o intemperismo quando suas raízes penetram de forma profunda na rocha provocando fendas.


Nesta foto, as raízes estão penetrando na rocha e provocando o intemperismo.

1 Comments:

  • At 4:04 PM, Blogger Sonia said…

    Minhas caras colegas,
    Esta foto que vocês estão usando é do site do professor Eurico Zimbres, da Faculdade de Geologia da UERJ. Vocês precisam dar os créditos a ele na forma especificada pela licença Creative Commons. Isto além de ético é uma questão de legalidade. Procurem se informar sobre questões de direito autoral junto a seu professor.

    Um beijão

    Sonia

     

Postar um comentário

<< Home