Mini Dicionário de Geografia

Alunas: Júlia Saldanha (n°22) , Keila Marques (n°23), Stephanie de Abreu (n°38) e Vitória Famer (n°41) - Turma 106 - Disciplina: Geografia - Professor: Rui - Colégio Rosário - 2006

domingo, agosto 13, 2006

E

Equinócio: A palavra equinócio vem do latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em 21 de Março e 23 de Setembro, que é quando o dia e a noite tem duração igual. O dia durante os equinócios tem 12 horas de duração. No hemisfério Norte o equinócio de Março é o Equinócio de Primavera, e o de Setembro é o Equinócio de Outono. O inverso ocorre no hemisfério Sul.




Erosão: É a destruição física das estruturas do solo, causada por fenômenos da natureza, como a chuva e o vento.

Efeito da erosão


Escarpa: É uma ladeira ou monte muito íngreme. É resultante de um falhamento geológico. A escarpa pode ser dividida em duas maneiras, escarpa de linha de falha ou escarpa de falha.

Escudos Cristalinos: Correspondem aos primeiros núcleos de rochas que afloraram desde o início da formação da crosta terrestre. Formaram-se na era pré-cambriana e no inicio da era paleozóica, e são, portanto, antigos e apresentam altitudes modestas. Embora as rochas que constituem os escudos são antigas, suas formas principais são o resultado de fenômenos tectônicos mais recentes.